O que é Tipografia?

Primeiramente é necessário entender o que é a tipologia, que é o estudo dos tipos, suas funções variações e demais aspectos impactantes nos estudos dos tipos. Porém, atualmente não se separa a tipologia da tipografia, já que uma não anda sem a outra.

Tipografia, na nomenclatura correta, é a impressão dos tipos. Porém, atualmente tipografia é todo o estudo por trás do uso de fontes(tipos), desde sua criação até a forma como vai ser utilizada. E por isso faz com que o termo tipografia e tipologia sejam facilmente confundidos, já que atualmente a tipologia se encontra dentro da tipografia.

Sendo assim, podemos considerar que tipografia é um grande meio, que vai desde a criação, estudos e usos das fontes na impressão. E tipologia se restringe aos estudos sobre as fontes e seus usos.

Tipos de Fontes

Podemos destacar quatro principais classificações tipográficas de fontes, que se encontram sendo compostas pelas letras do alfabeto. Assim, desconsiderando as fontes dingbat(composta por diversos símbolos no lugar das letras).

São elas:

Serif: As fontes serifadas são aquelas que possuem pequenos traços e prolongamentos nas extremidades das letras, que são as serifas, caracterizando assim as fontes serif.

São muito utilizadas para textos longos, como jornais, revistas e livros. Isso porque ela é mais confortável aos olhos para leituras demoradas, pois promove uma melhor continuidade e menos cansaço visual.

O melhor exemplo desse tipo de fonte é a Times New Roman.

Sans-Serif: As fontes sem serifa, como o próprio nome sugere, são aquelas que não possuem serifa, sendo assim, aquelas fontes com acabamentos mais retos nas suas extremidades.

São muito utilizadas em  títulos, textos curtos, e nos textos digitais, já que quando falamos do meio digital as serifas agem mais como empecilho na a visualização das letras.

O melhor exemplo desse tipo de fonte é a Arial.

Script: São aquelas que tentam simular a escrita humana, também sendo chamadas também de cursivas ou manuscritas.

São muito utilizadas em artes gráficas diversas, pois possuem um efeito mais intimista, e possuem uma grande beleza.

Display: As fontes display são fontes que não se enquadram nas classificações anteriores e possuem um intuito mais “artístico”.

São fontes comemorativas, mais enfeitadas, que podem trazer no alfabeto símbolos e figuras, ou remetem à ideia de festa, tecnologia, ou qualquer outra coisa.

São utilizadas para efeitos visuais diversos em artes gráficas.


T

Texto Por: Aureo R. M. Junior