O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA), foi batizado pelo Nildo Aparecido de Melo, um ex-professor do IFC – Câmpus Brusque, que foi pioneiro na abordagem de questões ambientais na instituição. Atualmente, o projeto é coordenado pelo professor de História, Paulo Roberto, e se encontra em fase de reestruturação após uma pausa provocada pela pandemia, envolvendo novos alunos e professores em suas atividades.

O principal objetivo do NGA é cuidar da vida interna do campus e de seu entorno, preparando os alunos para o desafio de conservar nosso ambiente e de cuidar do planeta — afinal, não há outra Terra para onde possamos escapar. No Núcleo, os alunos têm a oportunidade de participar de discussões, oferecer suas opiniões e até mesmo criticar alguns procedimentos do projeto, o que promove um pensamento crítico e uma consciência ambiental sobre o mundo em que vivem.

Entre as atividades realizadas, o NGA elabora relatórios periódicos sobre a sustentabilidade do campus, abordando práticas e estratégias para reduzir o impacto ambiental.