O projeto é coordenado pelo professor Daniel de artes, junto com o professor Marcos e o professor Tiago, de Física. Trata-se de um projeto integrado, que envolve ensino e extensão, onde sua função principal é a criação de instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. A ideia começou em 2017, quando o Marcos participava da mostra de foguetes, e resolvemos utilizar os materiais para criar instrumentos musicais.

Durante a pandemia, o projeto migrou para o formato online e produziu materiais digitais, incluindo um canal no YouTube e um e-Book com instruções sobre a construção de instrumentos musicais utilizando materiais reciclados. Esses conteúdos estão disponíveis pela editora do IFC e nas redes sociais, como a página “Oficina Pé de Lata” no Instagram e YouTube.

O projeto também realiza pesquisas, com duas iniciativas ativas: uma voltada para a criação de tambores com pele de combucha e outra para o desenvolvimento de flautas e instrumentos de sopro a partir de tubos de PAD e tampinhas de garrafa. Atualmente, o projeto conta com quatro alunos participantes, além de três professores coordenadores.