B99 é uma série americana, que contém 7 temporadas e 6 estão disponíveis na Netflix. Conta o dia a dia de agentes de polícia em uma delegacia, para compreendermos o assunto de hoje precisamos conhecer dois personagens.

O sargento Terry Jeffords, interpretado por Terry Crews e o capitão Raymond Holt, interpretado por Andre Braugher.

Em determinados episódios, a série nos mostra atos racistas que aconteceram com ambos.

O mais conhecido é o episódio em que o sargento Jeffords sai em seu próprio condomínio para buscar uma boneca de sua filha e é algemado, os policiais alegam que ele é um ladrão que estaria prestes a roubar uma casa na vizinhança. As palavras de Terry não tem valor algum naquele momento, apenas por sua cor. A cena também mostra quando Jake, o personagem principal – branco – invadiu uma casa com uma máscara, para pregar uma peça e não foi detido.

Outro episódio nos leva a quando o capitão Holt era um oficial da polícia, as humilhações diárias que sofria de seus colegas por ser negro e gay. Em outra cena, Jake pergunta á ele o motivo da demora para se tornar capitão e ele responde: – Porque sou negro e gay.

A série se desenvolve sempre mostrando o quanto a autoridade de Holt é colocada em prova apenas por sua cor.

“Ser gay não é uma escolha
É um jogo e estou ganhando”

Em cenas isoladas, flashbacks e episódios a série nos mostra 1% do que pessoas negras sofrem todos os dias. Precisamos nos conscientizar, estudar, combater e jamais ficar em silêncio!

#BlackLivesMatter

Trailer do episódio 16 da 4° temporada, onde o Sargento sofre racismo.