O projeto “Ervaterapia” foi iniciado em 2018 com o objetivo de reduzir o consumo de medicamentos pelos alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC). Sob a forma progressiva da professora de Biologia Tatiane, o projeto faz o uso de ervas medicinais como uma alternativa eficaz. A iniciativa promove a construção de uma horta dentro do campus, onde os alunos podem preparar chás a partir de plantas cultivadas para aliviar sintomas como gripe, cólicas menstruais e dores.
Conforme os anos se passaram o projeto foi crescendo e agora atua em quatro linhas
diferentes:
- Sabonetes artesanais: o projeto realiza oficinas de produção de sabonetes artesanais feitos de óleo essencial de ervas, são inúmeros os benefícios de usar esse tipo de sabonete. Algumas oficinas são abertas à comunidade externa.
- Velas aromáticas: também são feitas oficinas para a confecção de velas aromáticas que são produzidas com as ervas da horta ou apenas com óleo essencial, as velas podem ser usadas para uma aromaterapia.
- Super Ervas: em 2022, o projeto ganhou uma história em quadrinho, a Super Ervas, que conta a história de algumas ervas como super heroínas, temos o Super Menta, a Capitã Malva, o Incrível Boldo e a Mulher Camomila. A história foi publicada em um e-book.
- Horta e chás: o propósito inicial do projeto continua, os alunos podem utilizar a horta para fazerem chás e evitarem o consumo de remédios.