As jovens estudantes do Instituto Federal Catarinense – Campus Brusque, Sophia Vieira e Kétlin Fischer, brilharam na Quimeninas, Olimpíada Nacional de Química para Meninas e conquistaram medalhas importantes, tornando-se exemplos de dedicação e inspiração. Ambas, com trajetórias distintas, revelaram a força do empenho e a importância da representatividade feminina nas áreas científicas.
O projeto Quimeninas, uma competição nacional destinada a meninas regularmente matriculadas do 9º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio em todo o Brasil. O objetivo é incentivar a participação feminina na Olimpíada Nacional de Química, aumentar o número de meninas medalhistas em níveis nacional e internacional, e identificar talentos femininos na área da Química. Além disso, o projeto busca estimular o ingresso de jovens em áreas científicas e tecnológicas, aumentar o interesse pela Química no ensino básico e promover a liderança e a equidade de gênero na ciência.
A premiação, que aconteceu em Salvador, na Bahia, foi um momento marcante não só para as jovens, mas também para toda a comunidade acadêmica do nosso câmpus.
Kétlin, estudante do segundo ano do curso técnico em Química, revela que sua paixão pela área começou com a curiosidade e o desejo de entender os fenômenos químicos no cotidiano. Ela conta como os experimentos práticos desempenharam um papel essencial em sua decisão de seguir este caminho: “Os principais motivos de eu ter escolhido a química foi por conta da curiosidade e de experimentos práticos, como a química envolve muitas atividades práticas, isso torna o aprendizado dinâmico e interessante, e também porque a química está presente em tudo no nosso dia-a-dia, esses são um dos principais motivos.”
Sua participação no projeto Quimeninas foi uma verdadeira prova de superação. Kétlin já possuía uma base sólida devido ao seu curso técnico, o que ajudou a enfrentar as dificuldades das provas.
Já Sophia tem uma história que começa de forma bem diferente. Antes de ingressar no Instituto Federal Catarinense, ela confessa que pouco sabia sobre a química. Porém, ao se inscrever no curso técnico em Química, sua vida mudou para sempre. O pouco que conhecia foi o suficiente para despertar uma paixão avassaladora pela disciplina: “Antes do IFC, eu não conhecia quase nada de química. O pouco que vi foi depois de me inscrever no curso, estudando pra prova, e fiquei muito feliz por ter feito minha inscrição pro E.M integrado em química. Agora sou completamente apaixonada pela química, principalmente a inorgânica, e planejo seguir nela eternamente!”
O momento mais emocionante da participação de Sophia na Olimpíada de Química foi a surpresa da vitória. Após se dedicar bastante à preparação, ela confessa que não esperava conquistar a medalha de ouro.
Em suas entrevistas, tanto Kétlin quanto Sophia compartilham conselhos para aquelas que desejam trilhar o mesmo caminho. Kétlin destaca a importância de aproveitar essas oportunidades para descobrir novos talentos e se posicionar para o futuro: “Participem! São oportunidades de ouro e que podem ajudar você a se descobrir e abrir caminhos pro seu futuro, são experiências maravilhosas!”
Já Sophia ressalta o poder de se aventurar, independentemente do resultado, e como as experiências adquiridas durante o processo são, por si só, enriquecedoras: “Meu maior conselho é entrar em todas que te interessem. Não tenha medo de fazer, nem fique triste se não ganhar medalha! Toda a experiência de fazer olimpíadas acadêmicas é magnífica, e o IFC me proporcionou sair de uma zona de conforto para um mundo de possibilidades. Agarrem isso!”
Conquistar as medalhas de ouro e prata na Olimpíada Nacional de Química para Meninas é, sem dúvida, uma grande realização. Para Sophia e Kétlin, essa vitória não representa apenas o reconhecimento de todo o esforço e dedicação, mas também uma prova do potencial transformador da educação científica quando é acessível e incentivada. O campus não só se orgulha de ter formado essas talentosas jovens, como também se sente motivado a continuar proporcionando um ambiente de aprendizagem que inspire mais meninas a acreditarem em seu potencial e a conquistarem novos horizontes!