TORCIDA DO INTERNACIONAL

‘‘Glória do desporto nacional, oh Internacional, que eu vivo a exaltar…… Levas a plagas distantes, teus feitos relevantes, vives a brilhar………..’’

O clube foi criado em 1909, pelos irmãos Poppe, Henrique, José e Luiz. Diferente dos outros clubes da época que foram criados pelo descendentes de somente uma nacionalidade, a exemplo do Palmeiras, que foi criado apenas por italianos. O Inter se destacou, pois tinha desde sua fundação, as mais variadas etnias, o que acabou dando ao nome de ‘clube do povo’. No início, o clube teve uma relação conturbada com suas sedes. A primeira foi no bairro mais pobre de Porto Alegre, em Ilhota. O clube abandonou o local, por conta das frequentes enchentes. Foi então já em 1910 que o time se mudou para o atual parque da redenção, mas devido ao mau relacionamento com os militares do colégio, com quem dividia a sede, o clube acabou se mudando novamente para a chácara dos eucaliptos.

Em 1920, o Inter sofreu uma grande crise, com riscos reais de fechar as portas, mas conseguiu se reestruturar logo depois, e em 1927, o clube conquistou seu primeiro título estadual, e deu início à construção do seu primeiro estádio, na chácara dos eucaliptos. Em 1931 com a inauguração do estádio, o Inter venceu o Grêmio por 3×0. Já no ano de 1938 deu-se início ao time que foi chamado de ‘rolo compressor’, após o Inter vencer o seu rival por incríveis 11×0, um ano após a profissionalização do esporte no estado. 

Na década de 1940, foi quando o time de fato deu um ascensão, conquistando 8 dos 10 títulos gaúchos disputados, com isso trazendo muitos novos torcedores. Nos anos 50, o time continuou fazendo história, mas em proporções menores, conquistando 5  gauchões, e representou o Brasil nos jogos Pan Americanos de 1956. Já em 1960 com o objetivo de estender sua conciliação para todo território nacional, começou a construção de seu novo estádio, o famoso Beira Rio, onde o Internacional manda seus jogos até os dias de hoje, porém na construção envolveu muitas polêmicas, pois o terreno para construção foi doado pela prefeitura de Porto Alegre, mas mesmo assim, o Inter enfrentou muitas dificuldades, e seus torcedores ajudaram com materiais de construção e até mesmo mão de obra. 

Dentro de campo, mesmo com a falta de verba, chegou até dois vice-campeonatos brasileiros (1960 e 1962), perdendo apenas para o Palmeiras de Ademir da Guia e Santos de Pelé. Já em 1969, o Beira Rio foi inaugurado com uma vitória por 2×1 sobre o Benfica. Na década de 70, o time decolou, acompanhado de Falcão, Figueroa, Valdomiro, Carpegiani e Jair, conquistando três brasileiro, sendo um deles invicto, um recorde não quebrado até hoje. Na década de 80, o Colorado não teve muito sucesso, batendo na trave da copa libertadores, no brasileiro e na copa união, atual copa do Brasil. Mas revelou craques como o goleiro da seleção Taffarel. 

Outra marca histórica, é o que chamamos de Grenal do século, onde estava em jogo uma vaga para às finais do brasileiro e uma vaga para a Libertadores, onde o time do Abel Braga venceu por 2×1. A década de 90 foi uma marca de resistência aos torcedores, já que mesmo com a má fase, e boa fase do rival, o Beira Rio permaneceu lotado, mas mesmo assim o Inter conseguiu conquistar 4 campeonatos gaúchos, e uma Copa do Brasil. 

Desde 1975 o Inter se manteve como líder do ranking de pontos do campeonato brasileiro, e assim foi até o ano de 1998. Em 2003, o campeonato brasileiro sofreu uma reformulação, sendo disputado por pontos corridos. Desde 2003, o Inter soma 3 vice-campeonatos. No ano de 2005, o Inter somou 78 pontos, ficando atrás do campeão Corinthians, como 81, que teve 4 jogos remarcados por conta da máfia do apito, um esquema de resultados que rondava o Brasileirão do ano. No ano seguinte, 2006, também ficou como vice, atrás do São Paulo, e em 2009 novamente, atrás do Flamengo. E até hoje, não conseguiu se tornar mais o campeão brasileiro, o que pode mudar essa ano, já que o Inter está na disputa pelo título, principalmente contra o Flamengo. 

No dia 16 de agosto de 2006, o internacional escreveu um dos capítulos mais brilhantes de sua história. Se sagrou campeão pela primeira vez da libertadores. Classificando como primeiro de seu grupo, com 14 pontos, o Internacional chegou até a final da Libertadores, contra o São Paulo, o campeão de 2005 da mesma competição. O primeiro jogo foi disputado no estádio do Tricolor, O Morumbi, contando com um público de 71 mil pessoas. O jogo terminou em 2×1 para o Internacional, com dois gols marcados por Rafael Sobis. E no segundo jogo, o Inter disputando em sua casa, o Beira Rio, acabou sendo campeão com o placar de 2×2, tendo vantagem pelo resultado do primeiro jogo. Os gols foram marcados por Fernandão e Tinga. Foi uns dos momentos mais marcantes na vida do torcedor colorado.

O clube contou ainda com o artilheiro da competição, O ídolo fernandão marcou 5 gols. Logo em seguida, no dia 17 de dezembro do mesmo ano, o Internacional foi disputar o Mundial de Clubes. A semifinal foi contra o time do Al-Ahly, e o time colorado bateu por 2×1. A final foi disputada contra o temido Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, mas o time comandado por Abel Braga conseguiu fazer um gol histórico, marcado por Adriano Gabiru, e saiu campeão do título inédito até então. Esse, considerado por muitos, o título mais emocionante e importante na história do internacional.

Em 2008, o time conseguiu fazer uma campanha histórica na sul-americana, e se tornou campeão invicto da competição. A campanha foi marcada com cinco vitórias e cinco empates. O time bateu o Estudiantes na final por 1×0, com gol de Alex, e o jogo de volta terminou por 1×1, com gol de Nilmar. 2009, foi o tão marcante 100 anos de história do Internacional. O ano começou com o título gaúcho, também invicto, Porém o ano terminou de forma triste, pois o internacional acabou sendo vice-campeão três vezes, da copa do brasil, brasileirão e recopa sul-americana. Porém, no ano seguinte, o internacional voltou com tudo.

No ano de 2010, o Inter ficou marcado pela conquista do bicampeonato da copa libertadores. Durante o mês de julho, a competição foi interrompida por conta da copa do mundo, mas o que não tirou o internacional de forma, que chegou a final após disputar a semi contra o São Paulo. A final foi disputada contra o Guadalajara, e o Inter venceu os dois jogos, o primeiro por 2×1 e o segundo por 3×2, com gols de Damião, Sobis, Giuliano 2x e Bolívar.

O time se classificou para o mundial de clubes, mas acabou não chegando na final, já que o time perdeu na semifinal pro Mazembe, por 2×0. Sendo a primeira vez que um time sul-americano não disputou o título. Porém, ainda em 2010, o Inter acabou conquistando a recopa sul-americana, após vencer o Independiente, da Argentina.

O Beira Rio, estádio do Internacional, acabou passando por reformas desde 2012 até 2014, visando a copa do mundo. O clube teve que mandar seus jogos em cidades próximas, o que acabou sentindo bastante a falta de seu torcedor. Em 2014 o Beira Rio foi aberto novamente, e em 2015 o clube conquistou pela quinta vez consecutiva o gauchão, e infelizmente o clube acabou sendo eliminado na semifinal da Libertadores. Em 2016, o ano começou com o hexacampeonato do estadual, porém, a parte mais triste de sua história foi iniciada. Em 2016, o time comandado por Argel Fucks, o time acabou entrando em uma má fase, e foi rebaixado à segunda divisão. O campeonato foi marcado com incompetências administrativas, irregulares, e problemas extra campos. O time teve a passagem de quatro técnicos, sendo eles Fucks, Falcão, Celso Roth e Lisca. O time somou 43 pontos, com apenas 11 vitórias e 17 derrotas.

A temporada de 2017 foi toda na série B, e foi vice-campeão, subindo para série A. A volta da elite do futebol, aconteceu em 2018, onde o clube foi terceiro colocado do brasileiro, comandados por Odair Hellmann, com apenas 7 derrotas e se firmando na série A até então. E em 2019, conseguiu chegar até a final da copa do brasil, porém foi vice-campeão, perdendo o título para o Atlético paranaense. E chegamos, enfim, a temporada 20/21, onde o internacional tem chances reais de tetracampeonato brasileiro.

5 MAIORES ÍDOLOS DO CLUBE: 

5- Valdomiro (Ponta direita; Jogou na seleção brasileira);

4- D’alessandro (Meia tradicional, e o mais recente);

3- Figueroa (Um dos melhores zagueiros de todos os tempos)

2- Fernandão (Campeão da libertadores e do mundial com o clube);

1- Paulo Roberto Falcão (1973-1980; Foi o meio de campo do vice da libertadores e do tri brasileiro).