No ano de 2020, o professor da disciplina de Artes do IFC Brusque, Daniel Zanella, realizou com os antigos terceiros anos uma atividade que relacionava a disciplina de Artes com o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Cada dupla de aluno criou uma questão estilo Enem relacionada com conteúdo abordado na disciplina durante o ano. A resolução da questão, foi feita pelos próprios alunos em formato de Podcast. Os Podcast terão uma data para ser vinculado na Rádio, e depois estarão disponível no Spotify. Abaixo segue as datas, e o caderno de questões. Após a apresentação de todos os Podcasts, será divulgado o gabarito oficial.
DATAS DOS PODCAST:
13/05- Questões: 1, 2, 3, 4, 5, 6, e 7
20/05- Questões: 8, 9, 10, 11, 12, 13, e 14
27/05- Questões: 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21
03/06- Questões: 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28
10/06- Questões: 29, 30, 31, 32, 33, 34, e 35
CADERNO DE QUESTÕES:
Questão 01 – Gabriela Dietrich e Pândora Belletti Marchiori
Jean Baptiste Debret (1768-1848) foi um pintor, desenhista e professor francês, que integrou a Missão Artística Francesa, a qual deu origem a Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou. O artista permaneceu no Brasil durante quinze anos (1816 a 1831) onde registrou várias cenas, algumas referentes ao carnaval no Rio de Janeiro, ele descrevia suas obras por meio de cartas enviadas a Paris e em seu livro (Viagem pitoresca e histórica ao Brasil). Em uma de suas aquarelas chamada Cena de Carnaval, Debret, faz a seguinte narrativa, apresentada abaixo:
“A cena se passa à porta de uma venda, instalada como de costume numa esquina. A negra sacrifica tudo ao equilíbrio de seu cesto, já repleto de provisões que traz para seus senhores, enquanto o moleque, de seringa de lata na mão, joga um jato de água que a inunda e provoca um último acidente nessa catástrofe carnavalesca. Sentada à porta da venda, uma negra mais velha ainda, vendedora de limões e de polvilho, já enlambuzada, com seu tabuleiro nos joelhos, segura o dinheiro dos limões pagos adiantado, que um negrinho, tatuado voluntariamente com barro amarelo, escolhe, como campeão entusiasta das lutas em perspectiva. Perto deste e da porta pequena da venda, outro negro, orgulhoso da linha vermelha traçada na testa, adquire um pacote de polvilho a um pequeno vendedor de 9 a 10 anos; em cima, uma negra dispõe-se a vingar com um limão o punhado de polvilho que lhe recobre a face e parte do olho; ao lado da mesma porta, outro negro, grotescamente tatuado, está de tocaia. O vendeiro, tendo retirado precipitadamente todos os comestíveis que de costume expõe à sua porta, deixou tão-somente garrafas cobertas de palha trançada, abanadores e vassouras.”
Nessa aquarela, ao representar cenas originárias do carnaval no Brasil, Debret utiliza de sua arte para designar e abordar o dia do Entrudo, o qual se tratava de:
A) festas e celebrações com a participação exclusiva da elite que, mais tarde, deram origem ao carnaval.
B) organizações de brincadeiras que os políticos e intelectuais da época definiam como conveniente e civilizado.
C) séries de brincadeiras, as quais mascarados, diabinhos, dominós, caveiras e zé-pereiras saíam às ruas nos dias de Entrudo para praticá-las.
D) dias organizados por assaltantes para realizar roubos nas ruas durante o dia.
E) eventos artísticos que consistiam na utilização de fantasias e pinturas faciais que representavam o folclore brasileiro
Questão 02 – Erick Ribeiro Dias e Iago Ribeiro Dias
O samba é um gênero musical brasileiro que teve origem nas comunidades afro-brasileiras urbanas do Rio de Janeiro, suas raízes são baseadas na expressão cultural da África ocidental e, é um dos fenômenos culturais mais importantes do Brasil. Apesar de suas diversas mudanças, a essência do samba não foi mudada, permanecendo letras com romantismo exacerbado e melódico.
Com base nos seus conhecimentos relacionados ao samba e a Arte Afro-Brasileira responda: Qual o ano e século que é celebrada a primeira gravação da música (pelo telefone) que foi a primeira música do género a ser gravada em disco?
A) Séc XX / Ano 1917
B) Séc XIX / Ano 1860
C) Séc XX / Ano 1860
D) Séc XVIII / Ano 1916
E) Séc XX / Ano 1915
Questão 03 – Diogo Pereira
Nosso país possui um grande número de pessoas negras, pois ascendentes destes vieram com navios negreiros trazidos da África para trabalhar como escravos. Após muitos anos de injustiça, os escravos finalmente conseguiram sua liberdade, podendo assim ser uma pessoa da comunidade, mas mesmo assim sofreram e ainda sofrem preconceito. Com isso, eles se expressam de várias formas criativas, como na culinária, música, dança, para transmitir sua cultura tão rica.
De acordo com o texto acima, é incorreto afirmar que:
A) A cultura Afro-brasileira expressa revoluções, formas de expressão.
B) O dia da consciência negra foi criado para exaltar e brincar com os negros.
C) A culinária Afro-brasileira é baseada na culinária indígena, africana e portuguesa.
D) A mistura das músicas dos portugueses, africanos e indígenas formaram as músicas Afro-brasileiras.
E) A capoeira já foi usada como forma de autodefesa, mas agora é usada como expressão artística.
Questão 04 – Diogo Rocha e Gustavo Vinicius
Em 1942 ocorria a segunda guerra mundial que se estenderia até 1945 ceifando a vida de mais de 70 milhões de pessoas, neste momento de tensão o Brasil acabava de declarar guerra à Alemanha, pouco depois do Brasil tomar o seu posicionamento foi feito um filme de animação americano chamado “Alô amigos” (Filme feito pela Disney em 1942) estrelando Pato Donald uma marca registrada dos Estados Unidos e José Carioca (Zé Carioca) um papagaio verde criado para que possui características marcantes brasileiras como a malandragem, alegria e perseverança e possui como origem o mesmo. Durante o filme Donald visita o Brasil e Zé Carioca atua como seu guia, tocando músicas com ritmos brasileiros, mostrando lugares marcantes do Brasil e servindo comidas e bebidas típicas.
Esta obra cinematográfica foi feita com um intuito de que fosse facilmente entendida para todos os públicos, Se diz que o intuito do filme para com os brasileiros era:
A) Simpatizar com os Brasileiros em uma forma de demonstrar apoio aos mesmos após o posicionamento de guerra;
B) Rivalizar para com os Brasileiros demonstrando indiferença perante os acontecimentos da época;
C) Indignação com o posicionamento dizendo de forma indireta que os estados unidenses invadiriam o Brasil caso o mesmo não cancelasse a ordem de guerra;
D) Carência de forma que ao fazer o filme demonstravam que estavam fracos e necessitavam de suprimentos para poder continuar a guerra (tal como café um grande produto brasileiro.);
E) N.D.A.
Questão 05 – Pedro Ezequiel Keller e Luana Dalbosco
“Quem me dera ao menos uma vez/ Que o mais simples fosse visto/ Como o mais importante/ Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente”
Essa obra composta por Renato Russo aborda o sério problema social referente à exploração que os povos indígenas brasileiros sofreram por parte dos portugueses a partir do período do “descobrimento” do Brasil, iniciado em 1500, utilizando uma letra extremamente politizada e com diversas metáforas com o mundo da época, com o atual e com seus próprios sentimentos.
Dessa forma, o trecho destacado traça um paralelo entre:
A) a exploração da ingenuidade e simplicidade dos indígenas por parte dos portugueses para adquirirem produtos valiosos e a relação econômica brasileira atual, como um país que importa matéria-prima e exporta produtos com maior valor agregado.
B) o descaso dos invasores portugueses com os indígenas e a falta de investimentos do País para com os estados brasileiros mais pobres e mais simples.
C) o fato de que os indígenas viviam de uma forma simples com a natureza, mas a invasão dos portugueses trouxe, além da escravidão, a dizimação tanto dos povos nativos quanto das florestas e a falta de empatia e de altruísmo generalizada na sociedade atual, deixando o mundo mais doente.
D) o fato de que os indígenas enfrentavam uma grave doença e só puderam percebê-la com a chegada dos portugueses, que lhe “”deram espelhos””, ou seja, ajudaram-lhes a enxergar o problema e a não valorização dos momentos simples da vida.
E) a mão de obra escrava que, apesar de ser um instrumento simples, até então não havia sido empregada em larga escala no Brasil e o desmerecimento de mãos de obra mais simples no Brasil, evidenciado pela alta taxa nacional de desemprego.
Questão 06 – Ana Beatriz Rossi e Marina Lopes Doria
O conceito estético da arte é mutável desde sua existência, passando por diversas caracterizações influenciadas por pensamentos, e visões de suas respectivas épocas. Nos séculos VIII a.C. ao século V d.C. a beleza na arte era caracterizada a partir de padrões estabelecidos nas academias que ditavam como a obra deveria ser.
De acordo com Sócrates era considerado belo, o que causava prazer aos sentidos, ético, tendo em vista que se baseava entre o conceito de bem e o mal, o bem como o belo. Sendo semelhante a visão da idade média que retratava a beleza como o bem, mas referindo-se a Deus, a perfeição e harmonia, tendo como um grande representante dessa visão, Santo Agostinho.
Na atualidade, a arte contemporânea também trouxe um conceito diferente para o mundo artístico. Aqui, a obra passa de algo que serve apenas para se admirar e se transforma uma fonte de transmissão de sentimentos, que nem sempre são bons e idealizados. Com recentes controvérsias é fácil perceber que a arte moderna causa novos debates entre a população sobre o novo conceito de arte.
Tendo esta situação em vista, explique seu motivo:
A) Os novos artistas não se propõem a fazer obras trabalhosas como as épocas passadas. Tendo o seu valor inferior aos grandes pintores europeus da época clássica.
B) Preconceito por parte da população ao apenas aceitar como arte obras que causam prazer e conforto, ao contrário de impressões desagradáveis que causam emoções ou ideias mais intensas do que a mera representação do real, repleta da reprodução de padrões do período clássico.
C) Pois a arte contemporânea influencia a revolta e violência da sociedade, causando o aumento de balbúrdia e perturbação, prejudicando o bem viver das famílias e cidadãos.
D) A arte contemporânea é elitista ao não ser acessível para grande parte da população, não causando interesse do público por retratar visões de mundo opostas.
E) A arte contemporânea, adota padrões estéticos existentes e já estabelecidos no passado, podendo ser julgada por eles, pois o seu modo de concepção e de apreciação é o mesmo do academicismo.
Questão 07 – Alicia Weber e Isadora Bombassaro
O K-pop, como é reconhecido a música popular vinda da Coréia do Sul, tem ganhado cada vez mais fãs ao redor do mundo. Atualmente, o grupo BTS vêm dominando o topo das paradas musicais de todo o globo. Desde sua estreia em 2013, o grupo faz diversas críticas sociais, como na música Go Go.
TEXTO I
Trabalhei duro para receber meu pagamento/ Vou gastar tudo com meu estômago/ Contando moedas para gastar tudo em desperdício/ Me deixe em paz, mesmo se eu gastar demais/ Mesmo se eu falir minhas economias amanhã/ Como um doido
No trecho da música citado acima, a crítica é voltada ao
A) Capitalismo
B) Consumismo
C) Marxismo
D) Vegetarianismo
E) Keynesianismo
Questão 08 – Kadson Lunardelli e Micael Cardeal
TEXTO I
A SANTA JOANA DOS MATADOUROS (1931) BERTOLD BRECHT
Diante da fábrica de enlatados de Lennox
OS OPERÁRIOS
Nós somos setenta mil
Nessas fábricas de conservas
E nossos salários são tão baixos que não podemos mais
sobreviver.
Ainda ontem, de surpresa, reduziram nosso pagamento
E hoje, um novo aviso: “Os que não estão satisfeitos, sempre podem deixar a fábrica”
Saiamos então, e todos juntos.
Ao diabo esse salário que diminui todas os dias.
(silêncio)
Há muito tempo já esse trabalho nos nauseia:
Esta fábrica é para nós um verdadeiro inferno
E só pode nos manter aqui o medo,
O medo duplo, de Chicago e do inverno.
Mas agora, doze horas de trabalho
Já não garantem nem um pão seco
Nem dão pra comprar um trapo velho.
Melhor partir
E morrer de uma vez.
(silêncio)
Pelo que nos tomam eles?
Acreditam então
Que nós somos gado, dispostos a tudo? Tomam-nos por jumentos?
Melhor morrer!
Deixemos a fábrica
Agora mesmo.
(silêncio)
Essa peça mostra operários que são obrigados a viver em condições precárias e ganhando salários baixíssimos, mesmo tendo uma carga horária de trabalho muito alta. Essa representação do trabalho da época se dá por conta de que
A) Bertold foi um artista influenciado pelo Realismo, portanto, trazia os problemas da vida cotidiana para suas obras.
B) O artista era comunista, e portanto escrevia peças voltadas para as lutas de classes e temas políticos.
C) O movimento artístico em alta na época era o Dadaísmo, que fazia críticas sociais por meio de músicas, pinturas, teatros, etc.
D) Na época o mundo sofria as consequências do Crash de 1929, a maior crise econômica do mundo, que levou muitas empresas à falência e consequentemente à diminuição da qualidade de vida da classe operária.
E) A peça faz parte do teatro épico e mostra as consequências da revolução russa para a população.
Questão 09 – Ana Laura Tarter e Eduarda Molinari Dognini
Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847- 1935), popularmente conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi uma grande revolucionária da música nacional brasileira. Nascida da união entre o militar José Basileu Neves Gonzaga e a negra forra Rosa, foi educada para ser uma dama de salão, e assim desenvolveu sua paixão por tocar piano. Enfrentou vários preconceitos por seu gênero e condição de mestiça para tornar-se a primeira mulher a atuar como compositora e maestrina profissional.
DINIZ, E. Disponível em: . Acesso em: 27.fev 2021.
Chiquinha Gonzaga estreou sua carreira de compositora por meio da polca “Atraente”, considerada um sucesso da época. As principais características dessa música são
A) Música erudita, tocada em eventos da elite social e caracterizada pela simetria e equilíbrio.
B) Dança instrumental de melodia sincopada, marcada pelo estalar de dedos e a postura corporal.
C) Melodia revolucionária, que buscava distorcer a organização dos sons e implementar elementos sonoros semelhantes a natureza.
D) Dança boêmia de andamento binário, geralmente tocada em salões.
E) Intensa sincopação, originada do Lundu com a Lambada e o Tango Espanhol.
Questão 10 – Vinicius Bambineti e Arthur Nilo Martins
O estilo barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas por volta do século XVII. O movimento Barroco brasileiro, originalmente, não tinha influência europeia. Porém, com o crescimento da exploração do ouro, muitos europeus passaram a vir ao Brasil e trazer suas obras, desenvolvendo ainda mais o estilo, reforçando as obras com muitos detalhes e ideologias cristãs.
Ao introduzir o barroco no Brasil os Jesuítas e autores barrocos buscaram, através de suas obras artísticas:
A) Definir uma identidade Brasileira, com princípios de ufanismo e nacionalismo, com obras muito detalhadas que, geralmente, retratam contos bíblicos.
B) Criar um novo estilo, combatendo os ideais anteriores, renovando as artes brasileiras, com produções originais do Brasil sem influência direta da Europa.
C) Converter e catequizar os povos locais, utilizando ideais da contra reforma, com produções detalhadas e que retratavam as ideologias cristãs.
D) Combater o absolutismo, baseando-se em valores da burguesia e retratando a miséria do povo e as dificuldades em que estes passavam as mãos da elite absolutista.
E) Mostrar as primeiras visões e ambições dos europeus sobre o Brasil, mostrando as intenções de exploração da nova terra e suas riquezas.
Questão 11 – Vitoria Correa Nunes e Isadora Menegazzo
A colonização do Brasil, iniciada com a chegada dos portugueses, é caracterizada por diversos fatores, entre eles: o extrativismo, a chegada dos jesuítas e o início da escravidão associada à produção de açúcar. Com o início da colonização, surgiram, então, formas de arte características dessa época, como por exemplo: a arte barroca brasileira, incluindo a música jesuítica, esculturas, arquitetura, etc. Com base no período mencionado, assinale a alternativa correta.
A) A chegada dos jesuítas também marcou este período, onde os mesmos tinham como objetivo catequizar e evangelizar os indígenas que aqui viviam, fazendo trabalho missionário e educacional, fundaram diversas escolas e missões, tendo como a mais famosa a Companhia de Jesus.
B) O barroco foi um movimento estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade nas artes. As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substitui a elite absolutista em diversos países.
C) O barroco, estilo artístico predominante da época, introduzido pelos Jesuítas, trouxe grande destaque na arquitetura, na literatura e na pintura. Esse estilo utilizava-se de uma linguagem culta, trazendo leveza em suas características, trazia também o cultismo e o conceptismo e o uso exagerado de figuras de linguagem.
D) Dentre os principais autores encontra-se Gregório de Mattos, produtor de poemas líricos, satíricos e eróticos; Aleijadinho onde seu estilo transitava entre o barroco e o rococó, José de Alencar, responsável por seus poemas com a linguagem dramática; Álvares de Azevedo, responsáveis pelos poemas conceptistas da época.
E) A música jesuítica, a qual já era habitual em território europeu, foi de grande importância para auxiliar na catequização dos indígenas. Eles utilizavam de flautas, violas, cravos, órgãos, e entre outros, onde os índios eram treinados a tocar cantos similares ao que era tocado em cerimônias religiosas, e ensinados a cantar em latim, na língua nativa deles e em português.
Questão 12 – Yane Lucilia Aves
Os jesuítas introduziram o barroco europeu no Brasil como meio de doutrinação cristã, após o estilo barroco ser introduzido, ele desenvolveu-se por meio de artistas que vinham da Europa para o Brasil. Apesar dos artistas vindos da Europa, o Brasil possuiu artistas muito importantes para a nossa história, entre eles Aleijadinho, Ataíde e Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.
Os artistas mineiros representavam as características marcantes do barroco nas suas artes, as características muito vistas nas obras são
A) Melodias sonhadas pelas mulheres, literatura rebuscada, contraposição entre teocentrismo e antropocentrismo.
B) Nacionalismo, presença de muitos detalhes nas pinturas, arquitetura e esculturas, literatura rebuscada e o indianismo.
C) Melodias sonhadas pelas mulheres, traz o indígena como herói nacional, e presença de poucos detalhes.
D) Literatura rebuscada, contraposição entre teocentrismo e antropocentrismo, exagero e distorção de temas.
E) Presença de muitos detalhes nas pinturas, arquitetura e esculturas, literatura rebuscada, conflito entre corpo e alma, contraposição entre teocentrismo e antropocentrismo.
Questão 13 – Maria Gabriela Libardo e Samuel Carvalho de Matos Filho
Mais de cem anos após o Indígena tornar-se uma figura nacionalista no Brasil, sendo tema principal na literatura, artes visuais, entre outras formas de expressão, cria-se o Dia do índio na América – adotado por nosso país logo depois. Hoje, quase cem anos após a sua criação, a data “comemorativa” sofre diversas críticas.
“Quando a gente usa a palavra índio, estamos nos reportando a duas ideias. Uma é a ideia romântica, folclórica. É isso que se comemora no dia 19 de abril. Aquela figura do desenho animado, com duas pinturas no rosto e uma pena na cabeça, que mora em uma oca em forma de triângulo. Há a percepção de que essa é uma figura que precisamos preservar, um ser do passado. Mas os indígenas não são seres do passado, são do presente […]” Comenta o doutor, escritor e indígena Daniel Munduruku em entrevista para a BBC Brasil.
As críticas sobre o Dia do Índio feitas em 2019 por Daniel Munduruku mostram que o país pouco evoluiu quando se trata do tema, pois se assemelham àquelas feitas para as obras de quase 200 anos atrás no período chamado
A) Romantismo, com obras que retratam o índio como um grande amigo do colonizador europeu e apreciador do cristianismo.
B) Brasil imperial, período que retratava o índio como um ser místico que assombrava os europeus por invadirem suas terras.
C) Barroco, com representações do índio como um animal selvagem que não poderia entrar em contato com os brancos.
D) Brasil Imperial, cujas obras, através do Indianismo, representavam o índio como um ser em extinção restrito ao passado do país.
E) Brasil colônia, com obras que colocavam o índio em posição de servo dos portugueses sem qualquer direito.
Questão 14 – Camili Heil Gohr
Auto da Pregação Universal (1561) – Ato II
Entram dois diabos (Guaixará e Aimbirê) que querem destruir a aldeia com pecados, aos quais resiste o Anjo da Guarda, que os expulsa.
Anjo: Quem és tu?
Guaixará: Guaixará, o cauçu
sou o grande boiciniga
o jaguá da caatinga
eu sou o andirá-guaçu
canibal demo que vinga
Anjo: E ele, é?
Aimbirê: Eu, grão tamoio Aimbirê Sou jiboia sou sokó
Sucuri taguató
demônio-luz, mas sem fé
Tamanduá atirabebó
(Auto da Pregação Universal (1561) – Ato II)
José de Anchieta, realizou seus trabalhos sendo padre, poeta, dramaturgo, gramático e foi o escritor de 12 peças teatrais, sendo uma delas o Ato da Pregação Universal, sua vinda para o Brasil em 1553 foi marcante pois foi ele que publicou a primeira gramática na língua tupi no Brasil. Em relação ao trecho da peça teatral, apresentado acima, o objetivo de Anchieta ao escrever o texto, tinha como finalidade associar:
A) Os aspectos naturais encontrados no Brasil no período colonial com os seres ancestrais, muito importantes na época.
B) Os pecados cometidos pela sociedade com a falta de fé que havia na época entre a população.
C) Os medos e anseios da população com a situação que ocorreu no período recente da contrarreforma, visando ampliar o pensamento dos cristãos para o lado da Igreja.
D) Os indígenas aos diabos e a resistência ao mal personificada pela imagem católica ao anjo da guarda, afim de catequizar o povo indígena da época.
E) O pensamento da época colonial em relação aos escravos como um meio de estar cometendo o pecado e assim deveriam buscar pelo Anjo da Guarda.
Questão 15 – Bruno Eduardo
No ano de 1922 se iniciava o movimento do modernismo no Brasil, apresentando uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas, houve uma ressignificação na literatura, arquitetura, teatro e música, o mesmo é dividido em três partes: primeiro modernismo, segundo modernismo e terceiro modernismo.
Durante o segundo modernismo houve a criação das seguintes três obras: “O país do carnaval”, “O quinze” e “Vidas Secas”. Diga respectivamente quais são os autores das obras.
A) Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Graciliano Ramos.
B) Jorge Amado, Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos.
C) Jorge Amado, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
D) Oswald de Andrade, Rachel de Queiroz e Romero Britto.
E) Vinícius de Moraes, Érico Veríssimo e Cecília Meireles.
Questão 16 – Daluani Dognini e Pedro Samuel Fraga
A arte vivencial não acontece apenas em artes visuais. A proposta da obra “Os operários”, da pintora brasileira Tarsila do Amaral, pintada em 1933, fez parte dos primórdios do modernismo no Brasil. Em relação a obra e ao movimento, assinale a alternativa correta.
A) É uma alternativa alienada e elitista, ou seja, completamente abstraída à realidade social do país naquele momento.
B) O quadro exalta a existência de culturas diferentes como o principal motivo da desigualdade social.
C) As expressões e variações de fisionomias explicita uma sociedade em que há uma convivência pacífica entre oprimidos e opressores.
D) O quadro busca, por meio dos olhares dos personagens, apresentar uma perspectiva de esperança de um trabalho mais justo e sem abuso da mão de obra operária.
E) O retrato dos operários, em primeiro plano, é algo revolucionário na arte naquele momento no Brasil, pois o cotidiano das pessoas que trabalhavam em grandes cidades não interessava ao mundo das artes.
Questão 17 – Vitor Tomasia e Guilherme Arthur Pech Rech
O Modernismo no Brasil foi um movimento artístico que teve início na Semana de Arte Moderna de 1922, e se estendeu até a segunda metade do século XX. Dentro desse período, o movimento foi dividido em três gerações, ou fases:
A primeira fase do modernismo se iniciou na Semana de Arte Moderna de 1922 e se estendeu até meados de 1930, foi chamada inicialmente de “Fase Heróica”, foi caracterizada pelo nacionalismo crítico e ufanista, valorização do cotidiano, e o caráter anárquico e destruidor.
A segunda fase ocorreu após 1930 e se estendeu até 1945, representou o momento onde a rebeldia da primeira fase deixou de existir. Na segunda fase, estavam presentes algumas novas características, como linguagem coloquial e liberdade temática.
Já a terceira fase do modernismo surgiu durante a guerra fria e o governo de Juscelino Kubitschek, ficou conhecida como “geração de 45”. Tinha como principais autores Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e João Guimarães Rosa.
Levando em conta as três fases do modernismo Brasileiro aqui citadas, assinale a alternativa que representa as principais características da terceira fase desse movimento.
A) Valorização da rima, Metalinguagem, Valorização da norma culta da língua e Academicismo.
B) Academicismo, Valorização da rima, Nacionalismo crítico e Uso de versos livres e brancos.
C) Uso de versos livres e brancos, Academicismo, Realismo fantástico e Renovações artísticas
D) Ironia, sarcasmo e irreverência, caráter anárquico, uso de versos livres e brancos.
E) Uso de versos livres e brancos, Metalinguagem, sufragismo e Caráter anárquico.
Questão 18 – Gabriel Ledra Sutter e Isabele Peixer Krieger
Observe a imagem e leia o pequeno texto a seguir e diga a qual fase na arte brasileira ela representa:
OPERÁRIOS, óleo sobre tela, 150×205 cm, (P122), Acervo Artístico- Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo Pintura emblemática da arte brasileira.
Foi a primeira com a conotação social tão explícita. Depois de uma viagem para Moscou, onde fez uma Exposição em 1931, Tarsila voltou sensibilizada com a causa operária e pintou esta obra. Alguns rostos são de pessoas conhecidas como o arquiteto Warchavchik, a dançarina Elsie Houston e o empregado de seu pai, o negro no centro do quadro, Benedito Sampaio.
A) Modernismo no Brasil
B) Revolução industrial
C)Arte Afro-brasileira e indigena
D) Romantismo
E) Ditadura
Questão 19 – Gabriele Pedrini e Ariana Schmitt
O modernismo teve como antecessor o futurismo italiano (1909) que tinha como principais características a valorização do industrialismo e da tecnologia. No entanto, teve início no Brasil após a semana de arte moderna de 1922, que foi uma semana para atualizar a arte brasileira, buscar liberdade de expressão e originalidade dos artistas. Foi um rompimento com os modelos de artes tradicionais, obtendo uma independência cultural. Os principais artistas deste movimento no Brasil são: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, entre outros. Neste período estava sob influência modernista a revista Klaxon, ela trazia mensalmente informações sobre o modernismo.
O movimento modernista está dividido em três fases: 1) Renovação estética, 2) ”Geração de 30” Política e social, 3) pós-modernismo ou geração de 45. Não se sabe a data exata que terminou este movimento, mas acredita-se que foi em meados de 1980.
Sobre o início do movimento modernista no Brasil, assinale a alternativa correta:
A) Teve influência do futurismo francês.
B) Seu início tinha como característica principal o academicismo e desvalorização da tecnologia.
C) Teve início após a semana de 1922 com influência fortemente do futurismo africano e da valorização pela tecnologia e a industrialização.
D) O principal objetivo no início do modernismo brasileiro era a apologia às artes retrógradas e passadas, sem vínculo com a realidade da época.
E) Teve início após a semana de 1922 com influência fortemente do futurismo italiano e da valorização pela tecnologia e a industrialização.
Questão 20 – Lucas Lyra de Souza e Thiago Luis Zen
Heitor Villa Lobos, um dos grandes nomes da música erudita brasileira, mostrou ao mundo uma nova forma de fazer música. Assim como alguns de seus colegas artistas da Semana da Arte Moderna, o músico quis seguir uma linha artística mais própria e original, trazendo à sua composição características bem definidas e marcantes. Suas obras mais conhecidas são os “Choros” e as “Bachianas Brasileiras”.
Entendendo o contexto histórico-artístico no qual villa-lobos estava inserido, seus objetivos e inspirações, é correto afirmar que ele
A) Rompeu radicalmente com a tradição musical, principalmente com o barroco.
B) Inovou a música erudita, por meio da união de elementos de correntes musicais barroca, modernista e brasileira (caipira, indígena, etc.).
C) Resgatou a música erudita medieval, como os cantos gregorianos.
D) Aderiu totalmente ao dodecafonismo.
E) Não teve qualquer elemento popular ou brasileiro.
Questão 21 – Natan da Cunha
O poder político centrado na estrutura do café com leite, apresenta uma economia sociocultural estagnadas, com o poder centrado nas mãos de grandes fazendeiros, paulistas e mineiros, permanecendo nestes parâmetros, até 1930, com o golpe de estado que depôs o presidente Washington Luís, resultando ao fim da República Velha. No cenário, um grupo de artistas propôs diversas ações para desenvolver uma renovação estética, apresentando uma visão libertária, evitando as zonas conservadoras.
Desta maneira surge um evento, que propõe diversas mudanças inovadoras para diversos âmbitos do mundo artístico, qual é este evento marcante?
A) Segunda Guerra Mundial
B) Semana de Arte Moderna
C) Imperialismo Brasileiro
D) Renascimento
E) Cubismo
Questão 22 – Karine de Oliveira Viana da Silva
Em 1922 ocorreu a Semana de Arte Moderna, que reuniu algumas dezenas de artistas, abrangendo diversos campos da arte. A semana ainda contou com palestras de artistas renomados, e foi um ponto de ruptura no cenário artístico brasileiro, não é exagero dizer que após a Semana de 22 a arte brasileira foi tanto renovada quanto criticada, porém seu legado perdura na arte até hoje.
Anita Malfatti, que foi uma das artistas pioneiras no evento, destacou-se com suas pinturas únicas e inovadoras, expressionistas, que chocaram a elite brasileira e alguns artistas nacionais, pois:
A) perante as obras de Anita outros artistas se sentiram diminuídos em relação a qualidade de suas artes, fazendo com que obras em posse da elite fossem desvalorizadas no cenário artístico brasileiro.
B) a semana de arte moderna foi uma ruptura nos conceitos de arte em geral no Brasil, fazendo com que somente obras com preceitos modernistas fossem apreciadas.
C) segundo críticas, as obras de Anita juntamente com a semana de 22, eram um desrespeito e uma patacoada a arte aperfeiçoada ao longo das décadas.
D) abriram caminho para a entrada de artistas cujas obras eram de teor explícito e considerado vulgar para a época.
E) fez com que o pagode nacional fosse considerado o melhor gênero musical, pois em “O Homem Amarelo” o homem retratado era um amante de pagode.
Questão 23 – Ana Laura Baumgartner e Elisa Kempner
Entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, ocorreu a Semana de Arte Moderna. Entre suas principais intenções, destaca-se a vontade de estabelecer conceitos inéditos. O evento contou com a participação de diversos artistas e apresentações, como de dança, música, recital de poesias, e exposições de obras como pinturas e esculturas, e palestras. Foi um evento duramente criticado pelos artistas vanguardistas da época, como Oscar Guanabarino.
Apesar das críticas negativas e a dificuldade de agradar ao público, o evento tem grande destaque no cenário artístico brasileiro, pois:
A) Consagrou a valorização da arte impressionista, advinda de Paris, trazida pelo compositor Villa-Lobos devido ao grande sucesso de sua apresentação na semana de 22.
B) Apesar do evento não ter causado um impacto imediato, é considerado o marco da ruptura entre a arte vanguarda, para a arte modernista no Brasil, principalmente pelas ações e movimentos dos artistas participantes após o fim da Semana de Arte Moderna.
C) Influenciou a entrada do modernismo no Brasil, já que o evento organizado por Tarsila do Amaral teve grande impacto em diversas correntes na arte brasileira nos anos seguintes.
D) Trouxe para os holofotes questões nunca antes apresentadas, como o Brasil e a sociedade brasileira, agradando assim grandes nomes da elite artística brasileira, como Monteiro Lobato.
E) Fez com que o Teatro Municipal de São Paulo fosse o grande destaque da semana, pois o evento atraiu artistas de várias partes do mundo ao Brasil, fazendo deste um dos maiores marcos da arte Impressionista.
Questão 24 – André Schneider
O modernismo no Brasil foi um movimento artístico e cultural caracterizado pela liberdade nas técnicas usadas pelos artistas, críticas sociais representadas nas obras o nacionalismo e grande liberdade estética. Foi muito inspirado pela Europa e suas tendências na época e teve seu início na semana da arte moderna (11 a 18 de fevereiro de 1922).
Diante disso, qual era a situação social do Brasil e que também foi fonte de inspiração para a maioria das artes modernas na época?
A) Inúmeras guerras civis por todo o território nacional por causa da corrida por ouro.
B) Unanimidade do povo a favor da política e economia no país, muita riqueza e pouca miséria.
C) Insatisfação do povo com a política e a economia do país, muito em razão da política do café com leite.
D) O povo Brasileiro estava sendo explorado pelos europeus pela barata mão de obra.
E) Apesar que a economia brasileira estivesse ruim, o povo estava satisfeito com a política e com a qualidade de vida brasileira.
Questão 25 – Yasmin Zanon Barg e Isabele Imianovsky Nava
As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artístico-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. Basicamente tinham como objetivo inovar as artes, rompendo, assim, com os padrões clássicos que até então ditavam as regras na literatura e nas artes plásticas. As vanguardas foram muito importantes no Brasil, pois elas influenciaram diretamente o movimento chamado como modernista, que teve início na Semana de Arte Moderna de 1922. As vanguardas que mais se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.
O texto a cima discorre um pouco sobre as Vanguardas Europeias e os movimentos que influenciaram o modernismo no Brasil. Agora assinale a alternativa que mais condiz com o que foi o Expressionismo:
A) Suas principais características eram a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso. Um dos expoentes desse tipo de pintura foi o artista italiano Giacomo Balla.
B) As principais características são a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e irracionalidade. Sem dúvida, o pintor e escultor francês Marcel Duchamp foi uma das figuras mais emblemáticas do movimento com seus objetos prontos (ready-made) que se afastam de sua função original.
C) Possuía um caráter deveras subjetivo, irracional, pessimista e trágico, justamente por enfatizar as mazelas e os problemas do ser humano. Com artistas que exageravam e distorciam os temas. Um exemplo de obra seria: Estaque (1905) de Andre Derain.
D) A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura. Pintavam cenas da realidade com um olhar e técnica pessoais, sem tentar imitar a realidade. Principais artistas: Claude Monet, Edouart Manet e Auguste Renoir.
E) movimento artístico pautado na geometrização das formas. Foi iniciado em 1907 pelo pintor espanhol Pablo Picasso, com a tela “Les Demoiselles d’Avignon” (As damas d’Avignon).
Questão 26 – Sabrina Klabunde
Anita Malfatti foi uma artista plástica brasileira que viveu entre os anos de 1889 e 1964, tal artista agregou muito ao período modernista no Brasil fazendo inclusive exposições. Em 1917 Anita Malfatti fez uma exposição no Brasil, tal exposição gerou grandes críticas a artista que tinha exposto suas telas no estilo expressionista, um estilo ainda não tão conhecido em território brasileiro. Vendo tamanha estranheza na exposição de Anita, outros artistas modernistas levantaram a questão de que se fazia necessário conquistar uma nova visão diante de uma estética inovadora recém chegada ao país, e assim realizaram um evento de extrema importância no ano de 1922.
Qual o evento que o texto acima está mencionando?
A) Publicação do Primeiro Manifesto do Surrealismo por André Breton;
B) Lançamento do movimento antropofágico no Brasil por Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Raul Bopp;
C) Fundação do Museu de Arte Moderna do Brasil;
D) Semana da Arte Moderna no Brasil;
E) Inauguração da Exposição Internacional de 1922, no Rio de Janeiro, da qual participaram vários países como: Argentina, Bélgica, México, Noruega, Japão e Portugal.
Questão 27 – Jordana Lermen Ludwig e Roberta Pollhem do Nascimento
Primeiramente surgiu algo capaz de mudar, de chocar, mudando os conceitos estabelecidos outrora pelas escolas literárias. Emergiu o amadurecimento, a consolidação e a nacionalidade nas obras e, posteriormente, não seguindo regras pré estabelecidas.
A afirmação acima é um curto resumo das três gerações do modernismo que iniciou-se na semana de 22. Alguns dos artistas e representar brasileiros desse período são:
A) Tarsila do Amaral e Aleijadinho
B) Cândido Portinari e Leandro Joaquim
C) Ismael Nery e Cildo Meireles
D) Mário de Andrade e Anita Malfatti
E) Di Cavalcanti e Mestre Ataíde
Questão 28 – Lucas Alves Kuhnen e João Bussolo Ramos
O Modernismo Brasileiro é um movimento artístico que apareceu oficialmente na Semana de Arte Moderna em 1922 e durou até a segunda metade do século passado. No entanto, essas datas são apenas para referência, porque o modernismo não é só a mesma coisa, ou seja, envolve várias gerações de artistas com ideias diferentes entre si, embora existam quase sempre algumas características, tais como: e formas tradicionais da expressão artística, um avanço na forma, buscando formas nacionais e inovadoras de expressão artística, na literatura, o valor do cotidiano se expressa em linguagem simples. Esse período foi dividido em 3 fases, sendo a 1° responsável pelo período dos anos de 1920, a 2° meados dos anos 1930 e por fim a 3° fase responsável pelos anos de 1945 até o fim do movimento.””
Os principais nomes da primeira fase do Modernismo na Literatura foram:
A) Jorge Amado, Mário de Andrade, Érico Veríssimo.
B) Rachel de Queiroz, Guimarães Rosa, José Lins do Rego.
C) Oswald de Andrade, Jorge Amado, Graciliano Ramos.
D) Érico Veríssimo, Clarice Lispector, Manuel Bandeira.
E) Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade.
Questão 29 – Ana Beatriz Haag e Ana Claudia Gilli
O modernismo foi um movimento artístico-cultural que surgiu no início do século XX. O objetivo desse movimento era romper com a estética tradicionalista e construir uma identidade legítima para a cultura e principalmente a arte brasileira. O modernismo influenciou escritores, compositores, escultores e vários outros artistas brasileiros.
Sobre o movimento modernista é CORRETO afirmar que
A) O início do movimento artístico teve início na Segunda Guerra Mundial, como reflexo da marginalização que a população sofria, escrevidão e a situação econômica do Brasil pós guerra.
B) Teve início no Brasil com a Semana de Arte Moderna em 1922, o evento aconteceu em São Paulo, o evento reuniu uma série de pinturas de artistas brasileiros inspirados em pinturas tradicionalistas europeias.
C) Na primeira fase do modernismo a principal característica é a quebra dos paradigmas nas produções artísticas, foi a fase das tendências mais ousadas tanto em pinturas como também na escrita, poesias, músicas… As inspirações eram vanguardas europeias como cubismo, futurismo e surrealismo.
D) Em seu primeiro momento o modernismo propõe um olhar mais crítico, valorização da ironia, um forte nacionalismo e uma produção escrita de forma padrão da língua como forma de valorizar a língua portuguesa brasileira.
E) O movimento Pau-Brasil foi criado por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral foi o primeiro movimento criado sem nenhuma influência europeia, para defender a preservação dessa árvore nativa brasileira, que era símbolo nacional, implantando leis contra o desmatamento e incentivando os cuidados com o meio ambiente.
Questão 30 – Amabile Bertoldi e Bruna de Andrade Barreto
O modernismo no Brasil teve início na semana de arte moderna de 1922, a característica principal desse movimento é a liberdade, pois diferente de outros períodos, como o realismo ou o renascimento, esse não possui “regras”.
Com base no seu conhecimento a respeito do modernismo, qual alternativa possui somente obras e artistas pertencentes ao modernismo?
A) Pablo Picasso e pintura “O sonho de Belinda”
B) Aluísio de Azevedo e pintura “A última ceia”.
C) Anita Malfatti e pintura “Mona Lisa”.
D) Pablo Picasso e pintura “Abaporu”.
E) Leonardo da Vinci e pintura “A criação de Adão”.
Questão 31 – Matheus Hellmann da Silva
Na primeira metade do século XX, um período cheio de tensões econômicas e intrigas políticas, teve início um dos movimentos literários mais famosos no Brasil, O Modernismo. Com sua estreia oficial na Semana de Arte Moderna de 1922, junto de grandes nomes artísticos na época como: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Anita Malfatti e Di Cavalcanti, trouxe consigo um sentimento de quebra das velhas tradições e regras para se fazer arte.
Dentro do período houve um artista que se destacou por suas pinturas, com influência do expressionismo alemão e do cubismo, e pela frase dita, na Semana de Arte Moderna, “Seria uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulista”. Quem foi ele(a):
A) Guimarães Rosa
B) Jorge Amado
C) Anita Malfatti
D) Vinícius de Moraes
E) Di Cavalcanti
Questão 32 – Luis Henrique Cunha
Os artistas carregavam o propósito de “afastar-se” da arte tradicional do século XIX. Os quais negavam o conservadorismo e propunham inovação tanto na maneira de representação quanto nos temas abordados.
O texto apresenta características que representam a(o)
A) Arte Afro-brasileira e Indígena
B) Arte e Política
C) Modernismo no Brasil
D) Arte no Brasil Colonial e Imperial
E) Todas as Alternativas estão corretas
Questão 33 – Maísa Nogueira e Sallua Alves
Tarsila do Amaral foi uma das mais influentes artistas do movimento modernista no Brasil. Em sua obra denominada ‘A negra’, Tarsila retrata uma mulher negra de seios grandes que fez parte de sua infância como sua ama de leite. No final do século XIX, o mais comum era serem usadas características europeias nas pinturas nacionais, assim como temáticas que não retratavam a realidade do Brasil. Então, a criação de obras com a presença de características regionais, como pessoas negras, índios e escravos, como a retratada por Tarsila do Amaral, acabou por construir o Modernismo, movimento que, dentre outras coisas, buscava uma identidade mais brasileira dentro das obras nacionais.
Obra “A Negra” pintada em 1923 por Tarsila do Amaral
O regionalismo, ou seja, a retratação de aspectos regionais nas obras, acabou se tornando uma das características mais marcantes dentro das artes modernistas. Além dessa, algumas outras características fizeram parte das primeiras fases desse movimento, tais como
A) Crítica social, realismo, pessimismo e sentimentalismo.
B) Geometrismo, fragmentação e antiacademicismo.
C) Liberdade de expressão, crítica social, pessimismo e linguagem coloquial.
D) Ampla paleta de cores, pinceladas soltas e iluminação natural.
E) Exagero e distorção de temas, pessimismo e angústias.
Questão 34 – Nicolle Cristine Pereira
O movimento moderno se iniciou na primeira década do século XX, a princípio na Europa, chegando posteriormente ao Brasil por volta dos anos 20. Impulsionados por um contexto histórico bastante conturbado, no qual grandes transformações estavam em curso, os artistas e intelectuais modernos passaram a repensar a maneira de produzir arte e literatura, objetivando cada vez mais um pensamento crítico. Por sua vez, Anita Malfatti foi uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras da primeira fase do modernismo, com os seus conhecimentos quais são as principais características do quadro a seguir, denominado de “A BOBA” (1915-1916) de Anita Malfatti:
A) Apresenta elementos cubistas, futuristas e diversas cores. O retrato traz uma única protagonista, que se destaca em primeiro plano, apresentando suas formas básicas deformadas, com um fundo abstrato.
B) Apresenta traços do Racionalismo na protagonista da pintura e Naturalismo em seu fundo, e com uma forte presença do Classicismo, valorização da cultura da Antiguidade Clássica.
C) Apresenta ricas cores com realismo e o cubismo entrelaçados abordando temas mitológicos e extravagantes o que é uma característica evidente na obra.
D) A busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da obra que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo na arte moderna.
E) As artes gráficas e o artesanato artístico com fortes cores, apresentava um caráter mais austero e inflexível com planos maciços e fortes de onde suas construções seguiam o padrão da horizontalidade.
Questão 35 – Renato Bosio e Ricardo Lofhagen
Altar de cedro folheado a ouro e teto da Capela Dourada, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, dentro do complexo de edifícios do Convento e Igreja de Santo Antônio, em Recife, Pernambuco (Otavio Dias de Oliveira).
A arte barroca no Brasil, introduzida por volta dos séculos XVII pelos jesuítas como ferramenta de doutrinação cristã durante o período colonial. Ela tinha por objetivo a contrarreforma para ensinar valores religiosos por meio da arte, e catequizar os índios. Apesar de vir diretamente de Portugal, a arte barroca brasileira aderiu a aspectos próprios, pois Brasil e Portugal enfrentavam situações extremamente diferentes uma da outra. A arte barroca no Brasil teve papel fundamental em nossa cultura, sendo características fundamentais presentes a:
A) Demonstração de incertezas e fragilidades humanas, como na forma da pobre presença de detalhes nas pinturas, arquiteturas e esculturas, com cores escuras e simples.
B) o objetivo de demonstrar os pecados dos índios e convertê-los com a arte, sendo os principais artistas brasileiros Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que, por meio do Manifesto Antropófago
C) o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento nasceu na Europa, sendo os principais artistas brasileiros o jesuíta Pe. António Vieira e Gregório de Mattos.
D) Demonstração de incertezas e fragilidades humanas, possuindo a rica presença nos detalhes especialmente em pinturas, arquiteturas e esculturas, com constantes conflitos pertinentes entre corpo e alma.
E) Demonstração do anticristianismo para afastar as pessoas da igreja.
GABARITO OFICIAL
1-C 2-A 3-B 4-A 5-C 6-B 7-B 8-D 9-D 10-C 11-A 12-E 13-D 14-D 15-B 16-E 17-A 18-A 19-E 20-B 21-B 22-C 23-B 24-C 25-C 26-D 27-D 28-E 29-C 30-D 31-E 32-C 33-C 34-A 35-D
Caso você queria escutar novamente os Podcast, eles estão disponível em nosso Spotify!