Lançado em 2005, o filme “Charlie and the Chocolate Factory” foi o remake da adaptação original lançada em 1971 com o nome de “Willy Wonka and the Chocolate Factory”. Só pelo título podemos notar a diferença, enquanto o longa original era extremamente focado na vida do peculiar Willy Wonka o segundo abria vertentes na história, focando no menino Charlie.

O primeiro filme não foi tão aceito pelos fãs, pois não era fiel ao livro. Diferente do remake, onde as mudanças do livro para o filme foram feitas somente quando eram extremamente necessárias.

A história começa contando sobre a vida em situações precárias de Charlie, uma criança que vivia com seus pais e seus avós.

Willy Wonka, o dono da maior fábrica de chocolate do mundo decide promover um concurso mundial, onde as cinco crianças que acharem o convite dourado dentro das barras de chocolate Wonka, serão premiadas com uma visita à fábrica e o vencedor ganhará um prêmio inimaginável.

As cinco crianças que encontram o convite são: Augustus Gloop; um menino guloso que consumia chocolate todos os dias. Violet Beauregarde; a campeã mundial de mascar chiclete e uma garota muito competitiva. Veruca Salt; a filha mimada de um fabricante de amêndoas. Mike Teavee; um menino viciado em jogos e em tecnologias e por último, Charlie o único que realmente encontrou o convite por pura sorte.

Todas as quatro crianças (tirando Charlie), representam um mal que atrapalha a infância e os torna adultos desequilibrados. Portanto elas vão sendo “eliminadas” durante o percurso na fábrica, sendo assim o último e ganhador do prêmio é Charlie.

O filme brinca com flashbacks, nos levando a infância dura de Willy Wonka, com um pai dentista muito severo que jamais permitiria que seu filho fabricasse doces.

“Charlie havia ganhado a fábrica, mas foi Willy Wonka que ganhou um presente muito maior. ”

O protagonista Charlie ajuda Willy a resgatar o lanço familiar, que há muito tempo havia sido perdido. Mostrando que mais importante do que ser o homem mais rico do mundo ou o dono da maior fábrica de chocolate, é ter sua família consigo.

Com efeitos visuais incríveis, um roteiro fiel ao livro e uma mensagem importante A fantástica fábrica de chocolate vai te encantar pela fantasia e te fazer pensar pelo significado.

Vale a pena assistir!

Referências:  https://www.papodecinema.com.br/filmes/a-fantastica-fabrica-de-chocolate/