A Voz do Silêncio, é um longa japonês que trata sobre o bullying e a depressão, do ponto de vista do agressor. Conta a história de Shoko Nishimiya, que sofre bullying por ser surda, e de Shoya Ishida, o rapaz que faz bullying com ela.
Pode parecer incomum ser usada a visão do agressor e não da vítima, porém, essa forma de narrativa é utilizada para vermos como a negligência nesses assuntos afetam não apenas a vítima, mas sim a todos.
O ponto alto desse descaso, é quando eles buscam o “culpado” de toda essa situação, e ao invés de culparem a todos, afinal, outros estudantes faziam bullying com ela e os professores, que deveriam ajudar nesse momento, simplesmente ignoram tudo que está acontecendo, inclusive culpar apenas uma pessoa. É visto até mesmo uma inversão nos papéis, onde o agressor se torna a vítima, após essa culpa recair sobre ele.
O restante do filme mostra a tentativa que Ishida tem para se aproximar e pedir perdão por tudo que ele fez com Nishimiya, até mesmo aprendendo Língua Japonesa de Sinais para se comunicar com ela, além de demonstrar que realmente mudou e, ao fim de tudo, Ishida consegue o perdão de Nishimiya, mesmo passando por diversas dificuldades.
A Voz do Silêncio é um filme que mesmo sendo leve, toca em pontos muito importantes como quais são os reflexos no futuro que o bullying pode causar e também essa busca por redenção que Ishida apresenta.
Com uma bela fotografia e uma maneira leve de abordar assuntos tão pesados, o filme se tornou aclamado pela crítica e pelo público, e mesmo após 4 anos de seu lançamento, a obra ainda é um referencial para seu gênero.
Abaixo, confira o trailer do longa: