Que o K-pop exerce uma grande influência em seus ouvintes, não é novidade para ninguém. Mas hoje, eu vou falar um pouquinho sobre a influência que o BTS tem em seus ouvintes.
Desde o começo da carreira do grupo BTS, eles sempre fizeram críticas ao sistema e a sociedade em que vivemos. Como é possível ver até mesmo em clipes lançados do grupo, como N.O que em 2013 já criticava fortemente o sistema educacional coreano.
Mantendo tom crítico até hoje, o grupo já entregou músicas como GoGo, que mostra a aparente futilidade de muitos jovens – por, em sua maioria, não se interessarem por assuntos mais profundos que nos rodeiam-, outra música muito famosa por sua crítica é Mic Drop, feita em parceria com Steve Aoki, onde eles além de apresentarem uma ótima diss track, também denunciam o racismo da Billboard, por deixar de fora artistas não-americanos ou músicas de língua não-inglesa de suas premiações.
Uma das mais recente música que retrata uma crítica ao racismo é Chicken Noodle Soup, projeto solo do rapper J-hope em parceria com Becky G, uma regravação do projeto de mesmo nome dos rappers Webstar e Young B.
A influência do BTS nos jovens
Além das críticas ao sistema, o BTS vem se mostrando cada vez mais engajados em causas sociais, como a doação de 1 milhão de dólares feita pelo grupo para o movimento “Black Lives Matter” e a participação de programas da UNICEF com o Love Myself do grupo apoiando o projeto #ENDviolence da UNICEF e até mesmo discursar por duas vezes em Assembleias Gerais da ONU.
E todo esse engajamento, causa um grande impacto em seus fãs, os Armys, um exemplo disso é a campanha #ArmyHelpThePantanal (confira aqui) que já arrecadou mais de quarenta mil reais para auxiliar o combate aos incêndios que estão acontecendo no pantanal e também 1 milhão de dólares doados pelas fãs para o movimento “Black Lives Matter” para equiparar com a doação feita pelo grupo.
Além de tudo isso, o reconhecimento deles dentro da Coréia do Sul é enorme, com a criação do Dia da Nacional Juventude, onde o grupo discursou como “líderes jovens”, além do grupo ser reconhecido como Embaixadores Honorários do Turismo de Seul, pois o grupo possui uma grande importância cultural e econômica para o país.
No atual momento em que vivemos, é inegável admitir a importância e influência do BTS, não apenas na música, onde recentemente estão fazendo um estrondoso sucesso com a música Dynamite e a recém lançada colaboração com Jason Derulo em um remix de Savage Love, mas em diversas outras áreas, como a economia coreana.
Muito bom este site, fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!